A vitamina K2, também conhecida como Menaquinona é parte de um conjunto de compostos químicos denominados quinonas, é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, necessita de se associar à gorduras para ser transportada pelo plasma. É produzida no intestino através da fermentação bacteriana em quantidades insuficientes para suprir as necessidades dessa vitamina, devido a sua baixa biodisponibilidade,e com o passar dos anos essa produção se torna ainda menor podendo ser necessária a utilização de suplementos.
Possui vários benefícios, entre eles:
Prevenção de doenças cardíacas e AVC: Essa atividade impede a calcificação vascular e assim minimiza as chances de desenvolver doenças cardiovasculares ou acidente vascular cerebral.
Síntese de proteínas: Participa diretamente na síntese de proteínas como a osteocalcina (GLA), essa proteína representa até 2% da estrutura óssea. Essa proteína auxilia no processo de evitar o acúmulo de minerais em excesso nas paredes de veias e artérias.
Estrutura óssea mais forte: A osteocalcina é responsável por fazer a ligação do cálcio aos ossos, deixando a estrutura óssea com mais força e densidade.
Aumento da Testosterona: Outra função da vitamina k é a promoção do aumento de testosterona, esse aumento causa queda dos níveis de andrógenos e melhorando a fertilidade feminina e masculina.
Prevenção de câncer: Tem ação importante na prevenção de câncer, ela atua suprimindo genes que possivelmente podem desenvolver câncer e fortalece genes que fazem síntese de células saudáveis e combatem o câncer.
Melhora o desempenho físico: Atua no pâncreas promovendo a produção de insulina, esse aumento aumenta a tolerância à glicose pelas células, e esse aumento de energia pronta para ser consumida auxilia durante a realização de atividades físicas facilitando a chegada de nutrientes na célula e melhorando consequentemente o desempenho físico.